Tomada de Decisão

A Pesquisa Operacional (PO) pode ser vista tanto como uma caixa de ferramentas matemáticas aplicável em problemas específicos e como uma investigação racional sobre possíveis intervenções para mitigar as disfunções de sistemas e aperfeiçoar as operações.


A interface entre a modelagem formal e as intervenções é onde ocorre a tomada de decisão. De maneira mais ampla, cada metodologia de PO produz indicadores que informam a tomada de decisão, seja para uma regulação de sistema hierárquica, seja distribuída.

As metodologias compreendem desde a Programação Matemática e Estatística até a Análise de Decisão Multicritério (MCDA) e a Estruturação de Problemas (PSM), que acolhe as multiperspectivas e os critérios conflitantes de avaliação.

De maneira mais estrita, a tomada de decisão pode ser definida como o processo de empregar a racionalidade para apoiar a ordenação, a classificação ou a escolha entre diversas alternativas relacionadas a problemas do mundo real. MCDA compreende: a análise de problemas, a criação de alternativas (opções), sugestão de critérios, desenvolvimento de modelos, implementação e monitoramento.

A tomada de decisão também pode se beneficiar de técnicas qualitativas de mapeamento, que podem prover diagnósticos e apoiar a análise de fatores que podem aprimorar ou dificultar os resultados desejados.

 Coppe 50 poli logo nova       PEP mini             logo.po