Energia

A Energia se tornou, talvez, o principal tema no que tange à avaliação de desempenho com o uso de modelos de Análise Envoltória de Dados, motivada pela necessidade urgente de regulação dos serviços fornecidos pelas concessionárias.
Entretanto, a formulação de modelos, uma parte integral da modelagem quantitativa, tem sido relegada a uma mera seleção de variáveis disponíveis em bases de dados.
Tal formulação poderia se aproveitar de métodos de estruturação de problemas que contribuem na contextualização, crítica e validação dos modelos propostos para subsidiar as decisões das agências reguladoras, assim como guiar os empreendedores da indústria.
Ademais, e quando os métodos de estruturação fazem uso de representações gráficas do conhecimento, há um vasto campo para o uso de ferramentas tais como mapas de pensamento e mapas cognitivos.
Finalmente, pesquisas de pós-graduação na Coppe/UFRJ têm se dedicado a outros problemas multidisciplinares, tais como a avaliação de fontes de energia alternativa.

Para selecionar artigos publicados sobre Energia, selecione a metodologia no menu à esquerda.


Para realizar uma pesquisa geral, clique aqui.

 Coppe 50 poli logo nova       PEP mini             logo.po