Apresentação

O Grupo de Trabalho sobre a Estruturação da Avaliação Capes, coordenado pelo professor Marcos Estellita Lins, tem o intuito de investigar, em diversas dimensões, como a condução da avaliação Capes das Engenharias III pode ser estruturada, com foco no processo que uma Pós-Graduação desencadeia na formação de pessoas. O objetivo final do processo consiste em promover o desenvolvimento contínuo e sustentado dos Programas vinculados e dos seus resultados para a sociedade. Aqui, portanto, se propõe o uso de uma metodologia de Pesquisa Operacional Soft, para a estruturação deste problema social complexo, envolvendo diversos agentes de atuação, com interesse e ações distintas, que representem a complexidade, conflitos e incertezas existentes.

O CHAP2 (Complex Holographic Assessment of Paradoxical Problems), por sua vez, é uma metodologia sistêmica de estruturação de problemas, baseada em mapas metacognitivos, que auxiliam na gestão de problemas sociais complexos, e que envolve interações entre os componentes humanos, tecnológicos, organizacionais e ambientais. Essa metodologia pode apoiar a investigação do problema da avaliação aqui exposto, incluindo o Sistema de Avaliação Capes das Engenharias III.

A aplicação do CHAP2 ao caso da Avaliação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia de Produção teve início em 2015, quando a Fase 1 foi concluída. Os principais resultados e discussões, no que tange às entrevistas realizadas, bem como pesquisa documental e levantamento bibliográfico para obter visões do sistema ao nível mais agregado desta fase encontram-se descritos aqui.

Além de apresentar um panorama sobre o sistema real vigente, os integrantes da Fase 1 identificaram os Stakeholders, detentores de perspectivas mais divergentes e representativas possível, que compuseram o grupo de foco. Os resultados parciais dessa seção podem ser examinados aqui.

Por fim, propõe-se uma plataforma para facilitar a discussão e contribuições que os diversos agentes interessados possam se manifestar. A Avaliação Estratégica da Utilização do Sucupira (AvEstrUS) será um dos meios que qualquer parte relacionada a avaliação Capes das Engenharias III pode questionar, sugerir ou corroborar com fatores aqui propostos.